SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254Aspects of the critical environmental education in elementary education through mathematical modeling activitiesEthnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

RICETO, Bernardo Valentim  and  COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.169-190.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3797.

Ciência e religião adquiriram, ao longo dos séculos, vieses que se cruzam e se afastam em caminhos tortuosos, segundo concepções de natureza filosófica, contextos políticos, sociais e influências econômicas. Esta pesquisa buscou investigar que visão graduandos de diferentes cursos de licenciatura fazem da relação entre ciência e religião e como interpretam essa relação em um contexto de sala de aula. Objetivou-se identificar e analisar visões de alunos, ingressantes e concluintes, de todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Também fez parte desta pesquisa o diálogo com os coordenadores de cada curso participante, com o intuito de apresentar os dados analisados e ter um feedback deste trabalho. Foi adotada metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários aos licenciandos e de entrevistas semiestruturadas aos coordenadores. Entre os resultados, destacou-se o de que, em alguns cursos (e áreas), há uma significativa variação na visão dos licenciandos sobre como trabalhar a temática ciência e religião em sala de aula. Ficou evidente também que entre os concluintes há uma maior tendência de diálogo sobre a relação ciência e religião.

Keywords : ciência e religião; formação de professores; concepções de licenciandos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )