SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professoresPesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ROSA, Milton  e  OREY, Daniel Clark. Etnomatemática e a subversão responsável de sua ação pedagógica: uma investigação apoiada em três abordagens antropológicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.191-210. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3939.

Este artigo teórico tem como principal objetivo refletir sobre os diversos pontos de vista abordados em nossa pesquisa em curso sobre a etnomatemática e suas conexões com a subversão responsável de sua ação pedagógica. Discutimos ideias, procedimentos e práticas matemáticas relacionadas às abordagens antropológicas - êmica (local/de dentro) e ética (global/de fora) - a fim de compreender a abordagem dialógica (êmica-ética/glocal), que é essencial ao desenvolvimento de pesquisas em etnomatemática. Os pesquisadores identificaram que, por décadas, esse aspecto tem sido teorizado em pesquisas antropológicas, contando com as abordagens êmica, ética e dialógica como fonte de um maior entendimento das ideias, dos procedimentos e das práticas matemáticas desenvolvidas em contextos diversos. Nossa análise revela uma necessidade de cooperação entre as ações pedagógicas inovadoras e o currículo matemático existente para que ideias, procedimentos e práticas matemáticas sejam compreendidos. Esperamos que este artigo contribua para um entendimento holístico das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas por membros de grupos culturais distintos.

Palavras-chave : ação pedagógica; etnomatemática; subversão responsável.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )