SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número255Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; NUNES, Célia Maria Fernandes  e  PADUA, Karla Cunha. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.277-296. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4146.

Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.

Palavras-chave : condições de trabalho; ensino fundamental; valorização do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )