SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número255Modelo conceptual para evaluación de la infraestructura escolar en la enseñanza primariaEl lugar de la investigación en los Centros Regionales de Investigación Educativa en los años 1950 y 1960: revisitando experiencias de educación popular a partir del paradigma indiciario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  y  DELIZOICOV, Nadir Castilho. A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, SC: a percepção do orientador de estudo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.331-347. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4126.

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Investiga as percepções dos orientadores de estudo sobre a formação realizada em 2014 e 2015, com professores do ensino médio. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com 12 orientadores de estudo que mediaram a formação aos docentes de 10 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. A análise dos dados aborda a formação dos orientadores, a mobilização dos docentes para participarem do Pnem, a interrupção do programa, as dificuldades enfrentadas e as mudanças observadas. Os resultados indicaram que os orientadores reconheceram a significância do Pnem para a formação docente, pois o programa mudou o cotidiano escolar e contribuiu para o reconhecimento do estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Pnem; orientador de estudo; formação continuada do professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )