SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número255Serie de lectura graduada en la escuela primaria en Mato Grosso do Sul: consolidación de los procesos de lectura escolarEl currículo y sus implicaciones en las relaciones sociales de género entre los estudiantes de enseñanza primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MORAIS, Caroline de; RAMOS, Flávia Brocchetto  y  HADDAD, Sérgio. Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.384-404. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964.

Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; educação literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )