Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
MORAIS, Caroline de; RAMOS, Flávia Brocchetto e HADDAD, Sérgio. Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.384-404. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964.
Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão.
Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; educação literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.