SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número255Séries de leitura graduada na escola primária em Mato Grosso do Sul: consolidação dos processos de leitura escolarO currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MORAIS, Caroline de; RAMOS, Flávia Brocchetto  e  HADDAD, Sérgio. Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.384-404. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3964.

Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; educação literária; Programa Nacional Biblioteca da Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )