SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número255O currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamentalRepresentações de práticas inclusivas: da realidade vivida aos caminhos da inclusão no ensino superior na Amazônia paraense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVEIRA, Catharina da Cunha; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann  e  FELIX, Jeane. A generificação da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.423-442. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.3807.

Este texto, inserido nos estudos de gênero e nos estudos culturais que dialogam com a teorização foucaultiana, utiliza pesquisa documental e análise cultural para escrutinar os modos pelos quais o trabalho intersetorial é definido, descrito e regulado em documentos normativos e materiais didáticos do Programa Saúde na Escola (PSE), a fim de discutir como o gênero atravessa e dimensiona um de seus princípios organizadores - a intersetorialidade. Destaca o que é dito, o que é silenciado, o como se diz e em quais circunstâncias e relações de poder-saber determinadas coisas podem ser enunciadas. Argumenta que, no PSE, noções como “somar esforços”, “unir-se” e “articular-se” são mobilizadas para propor modos de fazer educação e(m) saúde que demandam adaptabilidade, multifuncionalidade, flexibilidade e disposição para assumir trabalho a mais, sem remuneração adicional. Discute que esse processo, nomeado “generificação da intersetorialidade”, é descolado de corpos biológicos sexuados, mas segue (re)constituindo, reiterando e legitimando exercícios profissionais que naturalizam ações, lugares e arranjos institucionais que tomam atributos femininos como recurso funcional às necessidades da intersetorialidade proposta na política estudada.

Palavras-chave : gênero; intersetorialidade; políticas públicas; Programa Saúde na Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )