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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PIMENTEL, Marcia Aparecida Silva; SAN JOSE, Marco Antonio Lopes  y  GUILLEN CERPA, Sandy. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: abordagem de San Luís, Santiago de Cuba. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.255, pp.501-516. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4051.

Este trabalho propõe tarefas integradoras com abordagem interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. As tarefas baseiam-se em fundamentos teóricos e práticos, bem como na análise de diferentes literaturas sobre o assunto. Um diagnóstico é aplicado para revelar as insuficiências na saída desta linha metodológica, que constitui uma prioridade no trabalho metodológico e para a formação integral dos profissionais. Para este propósito, são projetados exercícios de integração para avaliar o nível de generalização e integração de saberes para a resolução de tarefas-problema, tendo saídas em diferentes disciplinas. Por fim, são apresentados resultados positivos no desenvolvimento de habilidades investigativas, além de um maior vínculo dos estudantes com a comunidade e com as unidades de ensino.

Palabras clave : educação ambiental; interdisciplinaridade; processo de ensino-aprendizagem.

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