SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256Políticas de inserción profesional en la red municipal de enseñanza de Río de Janeiro: una propuesta en movimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

NAWROSKI, Alcione. Pequenos proletários em Varsóvia: das práticas de Janusz Korczak às teorias de Paulo Freire. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.543-557. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4482.

O artigo trata das teorias e práticas pedagógicas de dois grandes educadores do século passado – Janusz Korczak e Paulo Freire. O primeiro foi um educador judeu-polonês que viveu boa parte da sua vida em Varsóvia, onde implementou suas ideias sobre educação infantil, que apresentaremos com base no Maly Przeglad (Little Review) – um jornal fundado em 1926 e extinto em setembro de 1939, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O segundo foi um educador brasileiro que se tornou conhecido por abordar as questões da leitura e escrita de trabalhadores adultos. Se Korczak trabalhou com crianças e Freire com adultos, nada os distancia, mas os aproxima pelo fato de tratarem do acesso à educação para os oprimidos da sociedade. No artigo, desenvolvo uma análise, baseada no Little Review, para compreender o perfil social e econômico de leitores infantis, o papel dos professores, e, finalmente, os conceitos educacionais que permearam os dois educadores. Para concluir, apresento algumas ideias sobre mídias sociais organizadas através da leitura e da escrita capazes de elevar a consciência social daqueles menos favorecidos socialmente.

Palabras clave : meios de comunicação e educação; pedagogia da autonomia; psicologia do desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )