SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256Pequeños proletarios en Varsovia: de las prácticas de Janusz Korczak a las teorías de Paulo FreireEnseñanza del portugués escrito en la educación bilingüe de sordos: cuestiones a partir de las narrativas de profesores de la Baixada Fluminense índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; FLORES, Maria José Batista Pinto  y  SILVA, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da. Políticas de inserção profissional na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro: uma proposta em movimento. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.558-577. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4128.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as ações propostas pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, a partir de 2012, voltadas para a inserção profissional docente. Participaram, como sujeitos, professores ingressantes na rede de ensino, gestoras que atuavam no nível central e diretoras de escolas. A coleta de informações foi realizada por meio de consulta a documentos, entrevistas e questionário. O diálogo teórico se deu, principalmente, com Gatti, Barreto e André, Imbernón e Marcelo Garcia. Analisou-se a institucionalização da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, responsável pela implementação dessas ações. Além disso, buscou-se compreender as concepções norteadoras da proposta implementada. Os dados permitiram analisar a organização da instituição, assim como compreender a implementação da proposta. Constatou-se que, na sua curta historicidade, essa institucionalização passou pelo cruzamento de projetos e normatizações que evidenciaram disputas em torno de diferentes perspectivas de formação docente. Os principais achados da pesquisa apontaram que a formação básica oferecida aos docentes, ainda durante o processo seletivo, era a principal ação de formação voltada para os ingressantes e que a proposta de tutoria, apesar de ter sido iniciada, não teve o alcance desejado e foi descontinuada. A pesquisa apontou ainda que o desafio maior era garantir o assentamento de uma política de formação docente mais sistemática e permanente.

Palabras clave : formação continuada do professor; indução profissional; professores iniciantes; políticas docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )