SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256Enseñanza del portugués escrito en la educación bilingüe de sordos: cuestiones a partir de las narrativas de profesores de la Baixada FluminenseLas contribuciones del Pibid a una formación crítica y social del profesor: la experiencia de la Universidade Regional do Cariri (Urca) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ALMEIDA, Anderson Magno de  y  AMBROSETTI, Neusa Banhara. Inserção na docência da Academia Militar das Agulhas Negras: a perspectiva dos professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.594-611. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4209.

Este artigo teve como objetivo analisar os desafios de atuação docente, no contexto do ensino superior militar, na perspectiva dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O referencial teórico apoia-se nas contribuições de autores que vêm discutindo o processo de inserção de profissionais e o seu desenvolvimento na carreira docente em instituições civis de ensino. Foi realizada pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de um questionário (com questões discursivas e objetivas de múltipla escolha) e análise documental. A pesquisa contou com a participação de 47 docentes de um total de 95. O questionário foi respondido por meio eletrônico, sendo garantido o anonimato dos participantes. A análise dos dados demonstrou que 55% dos docentes que compunham a amostra foram graduados na própria instituição, portanto, vinham do ensino superior militar, enquanto 45% foram graduados em instituições civis. Os resultados demonstraram ainda que há diferentes percepções sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre os desafios da carreira docente, no contexto do ensino superior militar, as quais podem estar associadas à trajetória acadêmica e aos vínculos institucionais anteriores.

Palabras clave : educação superior; ensino militar; desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )