SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256Inserción en la docencia de la Academia Militar de Agulhas Negras: la perspectiva de los profesoresLa importancia de la clase hospitalaria Semear do Recife en el proceso de continuidad de la escolarización de los estudiantes/pacientes con cáncer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

OLIVEIRA, Francisca Clara de Paula  y  ALGEBAILE, Eveline Bertino. As contribuições do Pibid para uma formação crítica e social do professor: a experiência da Universidade Regional do Cariri (Urca). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.612-632. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4165.

O artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação crítica e social do professor. As questões discutidas referem-se ao papel do programa nos cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (Urca). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que o Pibid se constituiu uma experiência significativa para os cursos de formação de professores da IES ao sintonizá-los com os problemas da escola básica da região, fortaleceu uma nova concepção de ensino desses cursos e deu mais visibilidade à educação básica no processo de pensar e fazer a formação docente. Constatou-se que o programa trouxe uma aproximação mais qualitativa e permanente da universidade com a escola, o que permitiu que professores e estudantes pensassem e agissem juntos no cenário da educação escolar local, desenvolvendo atividades embasadas nas problemáticas específicas.

Palabras clave : educação básica; formação de professores; Pibid.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )