SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256Los debates sobre educación moral, carácter y conducta del individuo en las primeras décadas del siglo XX y sus reflejos en la actualidadTécnicas de producción y tratamiento de datos cualitativos en tesis y disertaciones sobre tecnologías educativas digitales utilizando la investigación-acción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Alex Vieira da  y  SILVA, Givanildo da. O Planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.675-696. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4135.

Esta pesquisa se voltou para o estudo do planejamento da educação, tendo por foco o Plano Municipal de Educação das cidades de Recife e de Olinda. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem com caráter exploratório. Os sujeitos entrevistados foram três gestores escolares, quatro vice-gestores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas, sendo duas de Recife e duas de Olinda, os quais contribuíram para a concepção de planejamento educacional vivenciado em escolas públicas. Como principais resultados, foi possível perceber que os Planos de Recife e de Olinda sinalizaram uma concepção de planejamento educacional global, sistematizando diferentes dimensões para a concretização de uma educação pública de boa qualidade. Ficou perceptível que os gestores escolares das instituições pesquisadas não têm a mesma visão sobre o planejamento da educação apresentada nos Planos.

Palabras clave : escola pública; gestores escolares; planejamento; Plano Municipal de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )