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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Alex Vieira da  e  SILVA, Givanildo da. O Planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.675-696. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4135.

Esta pesquisa se voltou para o estudo do planejamento da educação, tendo por foco o Plano Municipal de Educação das cidades de Recife e de Olinda. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem com caráter exploratório. Os sujeitos entrevistados foram três gestores escolares, quatro vice-gestores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas, sendo duas de Recife e duas de Olinda, os quais contribuíram para a concepção de planejamento educacional vivenciado em escolas públicas. Como principais resultados, foi possível perceber que os Planos de Recife e de Olinda sinalizaram uma concepção de planejamento educacional global, sistematizando diferentes dimensões para a concretização de uma educação pública de boa qualidade. Ficou perceptível que os gestores escolares das instituições pesquisadas não têm a mesma visão sobre o planejamento da educação apresentada nos Planos.

Palavras-chave : escola pública; gestores escolares; planejamento; Plano Municipal de Educação.

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