SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número256"Pensé que allá todo sería diferente": representaciones de Brasil y del extranjero entre becarios del Programa Ciencia sin Fronteras de la Universidad Federal de ViçosaLa pasantía de la práctica docente como instrumento formativo del posgraduando: un informe de experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ASSIS, Évelin Fulginiti de  y  CORSO, Luciana Vellinho. Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.733-752. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4220.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.

Palabras clave : princípios de contagem; intervenção; estudo de caso; educação matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )