SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue257Neuroeducational bases of the role of illustrations: a proposal for the analysis of a didactic bookThe management of private non-profit IESs in the face of tensions created by the commodification of higher education and the case of regional community universities: on the way to hybridism? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SUASSUNA, Lívia. O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.57-78. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258.

Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, utilizamos estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle et al. (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, tais como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua.

Keywords : prática pedagógica; análise linguística; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )