SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257Bases neuroeducativas del papel de las ilustraciones: una propuesta de análisis de libro didácticoLa gestión de las IES privadas sin fines de lucro ante las tensiones de la mercantilización de la educación superior y el caso de las universidades comunitarias regionales: ¿camino al hibridismo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SUASSUNA, Lívia. O ensino de análise linguística por estagiários da licenciatura em Letras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.57-78. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4258.

Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, utilizamos estudos de autores como Geraldi (1997), Dickel (2012), Ferraz e Olivan (2011), Smiderle et al. (2017), Emilio (2008), Aparício (2008), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, tais como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua.

Palabras clave : prática pedagógica; análise linguística; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )