SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257Diez años de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica: el papel social de los Institutos FederalesEntre investigación y docencia: notas sobre el proyecto de formación stricto sensu en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CACHAPUZ, António Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre  y  SILVA, André Coelho da. Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.146-163. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4377.

O estudo de modelos educativos estrangeiros pode auxiliar a compreensão dos modelos do nosso País. Tendo como referencial os ciclos de contextos de Stephen Ball, o objetivo deste trabalho é contribuir para a reflexão crítica sobre singularidades, similaridades e diferenças dos modelos de formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal, investindo na sua compreensão com um sentido não normativo e não prescritivo. A pesquisa seguiu uma perspectiva de estudo de caso múltiplo, abordando os contextos de formação e arquitetura, bem como a organização científico-pedagógica dos cursos em relação às dimensões: abrangência curricular, articulação entre teoria e prática, abertura curricular, fomento à investigação e interdisciplinaridade. Em ambos os casos, emerge uma visão economicista da formação, embora sua incidência na arquitetura de formação seja diversa. Em Portugal, faz-se por meio de um mestrado sequencial de Bolonha, e, no Brasil, por meio de mecanismos de precarização e flexibilização profissional, ainda que uma perspectiva integradora se faça presente.

Palabras clave : curso de licenciatura; educação comparada; modelo de formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )