SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue257Initial training of the Physics teacher in Brazil and Portugal: a comparative analysis of training modelsAt the service of Medicine: origins of the subject of Chemistry in the Historical Compendium of the University of Coimbra (1771) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

TEIXEIRA, Fabiane Castilho; SOUZA, Juliano de; BROCH, Caroline  and  BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Entre pesquisa e docência: notas sobre o projeto formativo stricto sensu em Educação Física. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.164-181. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4185.

A qualificação docente e a formação de pesquisadores constituem as principais finalidades da formação no domínio stricto sensu no Brasil. O artigo resultante de pesquisa empírica teve por objetivo investigar o projeto de formação da pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Foi realizada uma análise documental e o laboratório empírico que deu suporte à pesquisa foi constituído pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (PPGEDF) e pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF/UEM-UEL). Dessa forma, foram verificados os regulamentos internos disponíveis em seus sítios virtuais e as propostas dos programas. A sociologia figuracional de Norbert Elias foi mobilizada para leitura, interpretação e análise dos dados. Foram evidenciados dois projetos pautando a lógica formativa da pós-graduação em Educação Física, um que situa a pesquisa como elemento valorativo, outro que prestigia a docência. Concluiu-se que uma perspectiva de conciliação das duas lógicas pode favorecer o processo formativo no domínio stricto sensu nessa área.

Keywords : educação física; formação de professores; pós-graduação stricto sensu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )