SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257Formação inicial de professores de Física no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa de modelos de formaçãoA serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

TEIXEIRA, Fabiane Castilho; SOUZA, Juliano de; BROCH, Caroline  e  BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Entre pesquisa e docência: notas sobre o projeto formativo stricto sensu em Educação Física. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.164-181. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4185.

A qualificação docente e a formação de pesquisadores constituem as principais finalidades da formação no domínio stricto sensu no Brasil. O artigo resultante de pesquisa empírica teve por objetivo investigar o projeto de formação da pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Foi realizada uma análise documental e o laboratório empírico que deu suporte à pesquisa foi constituído pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (PPGEDF) e pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina (PEF/UEM-UEL). Dessa forma, foram verificados os regulamentos internos disponíveis em seus sítios virtuais e as propostas dos programas. A sociologia figuracional de Norbert Elias foi mobilizada para leitura, interpretação e análise dos dados. Foram evidenciados dois projetos pautando a lógica formativa da pós-graduação em Educação Física, um que situa a pesquisa como elemento valorativo, outro que prestigia a docência. Concluiu-se que uma perspectiva de conciliação das duas lógicas pode favorecer o processo formativo no domínio stricto sensu nessa área.

Palavras-chave : educação física; formação de professores; pós-graduação stricto sensu.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )