SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue257Between research and teaching: notes on the stricto sensu training project in Physical EducationOn an interdisciplinary practice: conceptual approaches and proposals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SANTOS, Ademir Valdir dos  and  CUSTODIO, Renato da Silva. A serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.182-196. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4309.

O estudo objetiva contribuir para a discussão sobre a origem da disciplina de Química e a sua institucionalização no campo educacional. A metodologia está embasada em pesquisa documental. O procedimento analítico foi realizado por meio de análise de conteúdo do Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra e parametrizado por referencial que trata da história das disciplinas escolares. As análises produziram as categorias finais ensino da Química e conteúdos da Química, compostas por termos que, tanto em sua definição como pelos conteúdos de ensino que foram gerados ao longo da história, expressam características que vinculam a utilização da Química aos estudos da Medicina. Os resultados mostram que os conteúdos referentes à Química identificados no Compêndio apresentam um caráter seminal, manifestando aspectos da gênese e da implementação da Química como disciplina escolar. Concluímos que na origem da disciplina se encontra sua importância para os estudos superiores de Medicina, o que revela uma das finalidades que presidiram sua institucionalização no campo educacional.

Keywords : ensino superior; história da educação; química.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )