SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue257At the service of Medicine: origins of the subject of Chemistry in the Historical Compendium of the University of Coimbra (1771)Pedagogical practice on children’s education: the curriculum as a tool to guide children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

RAMOS, Luiza Olivia Lacerda  and  FERREIRA, Rosilda Arruda. Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.197-216. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4353.

Este artigo se propõe a levantar novas possibilidades para o debate teórico-metodológico sobre a interdisciplinaridade. Para isso, põe na centralidade da discussão uma proposição conceitual de práxis interdisciplinar que busca superar abordagens que privilegiam dimensões epistemológicas, pragmáticas ou atitudinais da interdisciplinaridade. Com base em uma pesquisa teórica, que se situa no campo das investigações epistemológicas, ao mesmo tempo em que analisa criticamente as abordagens em referência, apresenta reflexões, anunciando elementos constitutivos do que as autoras nominam de práxis interdisciplinar.

Keywords : colonialidade; interdisciplinaridade; práxis pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )