SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257Al servicio de la Medicina: origen de la asignatura de Química en el Compendio Histórico de la Universidade de Coimbra (1771)Prácticas pedagógicas en la educación infantil: el currículo como instrumento de gobierno de los pequeños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

RAMOS, Luiza Olivia Lacerda  y  FERREIRA, Rosilda Arruda. Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.197-216. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4353.

Este artigo se propõe a levantar novas possibilidades para o debate teórico-metodológico sobre a interdisciplinaridade. Para isso, põe na centralidade da discussão uma proposição conceitual de práxis interdisciplinar que busca superar abordagens que privilegiam dimensões epistemológicas, pragmáticas ou atitudinais da interdisciplinaridade. Com base em uma pesquisa teórica, que se situa no campo das investigações epistemológicas, ao mesmo tempo em que analisa criticamente as abordagens em referência, apresenta reflexões, anunciando elementos constitutivos do que as autoras nominam de práxis interdisciplinar.

Palabras clave : colonialidade; interdisciplinaridade; práxis pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )