SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257A serviço da Medicina: origem da disciplina de Química no Compêndio Histórico da Universidade de Coimbra (1771)Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

RAMOS, Luiza Olivia Lacerda  e  FERREIRA, Rosilda Arruda. Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.197-216. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4353.

Este artigo se propõe a levantar novas possibilidades para o debate teórico-metodológico sobre a interdisciplinaridade. Para isso, põe na centralidade da discussão uma proposição conceitual de práxis interdisciplinar que busca superar abordagens que privilegiam dimensões epistemológicas, pragmáticas ou atitudinais da interdisciplinaridade. Com base em uma pesquisa teórica, que se situa no campo das investigações epistemológicas, ao mesmo tempo em que analisa criticamente as abordagens em referência, apresenta reflexões, anunciando elementos constitutivos do que as autoras nominam de práxis interdisciplinar.

Palavras-chave : colonialidade; interdisciplinaridade; práxis pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )