SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número257Sobre una praxis interdisciplinar: aproximaciones y proposiciones conceptualesEnseñanza y aprendizaje de la práctica basada en evidencias en los cursos de Enfermería y Medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

DOMINICO, Eliane; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; SAITO, Heloisa Toshie Irie  y  YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.257, pp.217-236. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i257.4272.

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, qu e ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

Palabras clave : currículo; educação infantil; prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )