SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue258Self-efficacy, job satisfaction, sociodemographic aspects and working conditions of Parfor’s teacher-studentsThe influence of emotions in students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ROSSO, Ademir José; SILVA, Bruna Emilyn da; OLIVEIRA, Vânia Katzenwadel de  and  SANTOS, Franciely Ribeiro dos. Representações sociais de trabalhadores com baixa escolaridade sobre o trabalho docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.359-381. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4423.

O artigo investiga as representações sociais (RS) da docência entre os trabalhadores com baixa escolaridade (TBE) e vulnerabilidade social, pais de alunos de escolas públicas. Problematiza as RS dos TBE levando em consideração o histórico e as vinculações deles e de seus filhos com a escola pública. A fundamentação teórica das RS é a abordagem dimensional de Moscovici. Participaram da pesquisa 145 pessoas, entre desempregadas, em situação laboral instável ou informal. Das entrevistas foram retiradas as falas dos participantes sobre a escola e as representações sobre o trabalho docente. As informações foram analisadas com o auxílio do software Alceste e da análise de conteúdo. As produções discursivas sobre a docência indicam as RS idealistas como promotoras de um futuro melhor, as RS normativas como trabalho de correção e disciplinamento social e a RS de um trabalho relacional como atividade interpessoal, permeada pelo afeto e motivação dos alunos.

Keywords : docência; educação compensatória; representação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )