SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número258Autoeficácia, satisfação no trabalho, aspectos sociodemográficos e condições de trabalho de docentes-alunos do ParforA influência das emoções no aprendizado de escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ROSSO, Ademir José; SILVA, Bruna Emilyn da; OLIVEIRA, Vânia Katzenwadel de  e  SANTOS, Franciely Ribeiro dos. Representações sociais de trabalhadores com baixa escolaridade sobre o trabalho docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.359-381. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4423.

O artigo investiga as representações sociais (RS) da docência entre os trabalhadores com baixa escolaridade (TBE) e vulnerabilidade social, pais de alunos de escolas públicas. Problematiza as RS dos TBE levando em consideração o histórico e as vinculações deles e de seus filhos com a escola pública. A fundamentação teórica das RS é a abordagem dimensional de Moscovici. Participaram da pesquisa 145 pessoas, entre desempregadas, em situação laboral instável ou informal. Das entrevistas foram retiradas as falas dos participantes sobre a escola e as representações sobre o trabalho docente. As informações foram analisadas com o auxílio do software Alceste e da análise de conteúdo. As produções discursivas sobre a docência indicam as RS idealistas como promotoras de um futuro melhor, as RS normativas como trabalho de correção e disciplinamento social e a RS de um trabalho relacional como atividade interpessoal, permeada pelo afeto e motivação dos alunos.

Palavras-chave : docência; educação compensatória; representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )