SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número258Representaciones sociales de trabajadores con baja escolaridad sobre el trabajo docenteEl praxema en el contexto deportivo: el lenguaje expresado por el cuerpo, el ejemplo del voleibol índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUZA, Joelson Carvalho; HICKMANN, Adolfo Antonio; ASINELLI-LUZ, Araci  y  HICKMANN, Girlane Moura. A influência das emoções no aprendizado de escolares. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.382-403. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4279.

Trata-se de artigo de revisão de literatura que apresenta análises sobre o tema das emoções e da aprendizagem no desenvolvimento humano de escolares. O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes à Teoria Histórico-Cultural e à abordagem da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. As análises das literaturas ocorreram devido à aproximação da temática das emoções e da aprendizagem. Pelos documentos selecionados, foram examinadas as relações familiares, as relações professor-estudante, as relações entre pares e situações ligadas às emoções nos ambientes ecológicos família e escola. Os resultados revelam que as relações familiares, entre professor e estudante e entre escolares exercem potencial influência sobre a aprendizagem dos estudantes. Além disso, dois conceitos mostraram-se relevantes para as discussões: a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), proposto por Vygotsky, e o modelo Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (PPCT), desenvolvido por Bronfenbrenner.

Palabras clave : Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano; Teoria Histórico-Cultural; integração razão/ação/emoção; processo de ensino-aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )