SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número258El praxema en el contexto deportivo: el lenguaje expresado por el cuerpo, el ejemplo del voleibolLos espacios experimentales de las escuelas públicas de Arquitectura de Brasil: ¿realidad o utopía? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

HONORIO, Daniel Augusto; JESUS, Josiane Aparecida de; FIN, Gracielle  y  NODARI JUNIOR, Rudy José. Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação de estudantes universitários com a vida. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.420-435. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4025.

O estudo do perfil motivacional em ambientes educacionais tem sido alvo de centros de pesquisa de diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e da satisfação de estudantes universitários com a vida. O objetivo deste trabalho é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a satisfação de estudantes universitários com a vida. Trata-se de estudo descritivo quanto aos objetivos, e quantitativo quanto à abordagem do problema, com desenho transversal, analítico-observacional. Para avaliar a motivação dos estudantes, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional (SIMS); para medir os enfoques de aprendizagem, o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado sobre o Processo de Estudo (R-SPQ-2F); e para avaliar a satisfação com a vida, foi utilizada a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). O perfil motivacional dos estudantes se mostrou mais autodeterminado, ligado à motivação intrínseca. As abordagens de estudo foram relacionadas a motivações profundas e os estudantes se mostraram satisfeitos com a vida. Observou-se correlação positiva entre a motivação intrínseca, a abordagem de estudo de motivo profundo e estratégia profunda, e a satisfação com a vida.

Palabras clave : estratégia de aprendizagem; metodologia de ensino; motivação do estudante.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )