SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número258Perfil motivacional, formas de estudio y satisfacción de estudiantes universitarios con la vidaLa disciplina Educación Moral y Cívica en el Grupo Escolar Dom Benevides en Mariana/MG (1969-1975) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LAVERDE, Albenise  y  OLIVEIRA, Cláudia Terezinha de Andrade. Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.258, pp.436-457. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4357.

Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.

Palabras clave : ensino da tecnologia; espaços experimentais; experimentação construtiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )