SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Alfabetización en los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) y de la Base Nacional Común Curricular (BNCC): lo que cambió de 1997 a 2017Alteridad e interculturalidad en la escuela: un estudio etnográfico de estudiantes bolivianos en São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

DIOGENES, Camila Gomes; VALOYES, Angie Yirlesa Valoyes  y  EUZEBIO, Umberto. Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.583-606. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4479.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem solucionar as vulnerabilidades que ocorrem em grande parte da população em todo o mundo. Nesse cenário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu como uma de suas áreas estratégicas a Educação para a Cidadania Global (ECG), à luz da meta 4.7 do ODS-4, convidando os países a garantir que todos os alunos adquiram habilidades, atitudes e comportamentos que promovam a reconstrução das sociedades em um mundo mais pacífico e sustentável. O objetivo deste artigo, com base na compreensão da evolução do conceito de cidadania global e no mapeamento do contexto institucional do desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é analisar a relação da competência geral 10 da BNCC, Responsabilidade e Cidadania, com o que a Unesco promove sobre a ECG, por meio de uma pesquisa qualitativa não experimental de natureza descritiva, baseando-se em uma revisão crítica da bibliografia apoiada pelo sistema de informação Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Como resultado, verificou-se a estreita relação entre ambos os conceitos, uma vez que se constatou que a competência 10 da BNCC foi desenvolvida no âmbito das diretrizes da ECG e do ODS-4, e seu desenvolvimento contribui para a consecução da Agenda de Educação 2030.

Palabras clave : cidadania e educação; currículo mínimo nacional; desenvolvimento sustentável.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )