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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

DIOGENES, Camila Gomes; VALOYES, Angie Yirlesa Valoyes  e  EUZEBIO, Umberto. Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.583-606. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4479.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pretendem solucionar as vulnerabilidades que ocorrem em grande parte da população em todo o mundo. Nesse cenário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu como uma de suas áreas estratégicas a Educação para a Cidadania Global (ECG), à luz da meta 4.7 do ODS-4, convidando os países a garantir que todos os alunos adquiram habilidades, atitudes e comportamentos que promovam a reconstrução das sociedades em um mundo mais pacífico e sustentável. O objetivo deste artigo, com base na compreensão da evolução do conceito de cidadania global e no mapeamento do contexto institucional do desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é analisar a relação da competência geral 10 da BNCC, Responsabilidade e Cidadania, com o que a Unesco promove sobre a ECG, por meio de uma pesquisa qualitativa não experimental de natureza descritiva, baseando-se em uma revisão crítica da bibliografia apoiada pelo sistema de informação Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Como resultado, verificou-se a estreita relação entre ambos os conceitos, uma vez que se constatou que a competência 10 da BNCC foi desenvolvida no âmbito das diretrizes da ECG e do ODS-4, e seu desenvolvimento contribui para a consecução da Agenda de Educação 2030.

Palavras-chave : cidadania e educação; currículo mínimo nacional; desenvolvimento sustentável.

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