SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Alteridad e interculturalidad en la escuela: un estudio etnográfico de estudiantes bolivianos en São PauloLos tres componentes ejecutivos básicos y el rendimiento matemático escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BROCHADO, Eliana Alice  y  HORNINK, Gabriel Gerber. Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no Scratch. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.627-648. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3813.

O uso de tecnologias digitais educacionais tem se tornado objeto de pesquisa na atualidade. No entanto, a compreensão das emoções experienciadas durante a utilização de tais tecnologias no ambiente escolar carece de maior pormenorização. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem mista, arquitetando um estudo de caso exploratório e descritivo com o objetivo de compreender como os alunos, ao construírem narrativas digitais por meio de programação lúdica em um software chamado Scratch, apropriavam-se do gênero. Para tal, utilizou-se a técnica de observação participante, criando-se um teste (dos estados emocionais) que emprega métodos estatísticos para a construção e apresentação dos dados produzidos com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental em aulas de Língua Portuguesa. Os princípios das teorias socioculturais de aprendizagem e das emoções embasaram teoricamente as reflexões deste artigo. Os resultados indicam a predominância de emoções positivas durante o processo e o fato de que a presença delas favoreceu a motivação para a construção dos projetos.

Palabras clave : cultura digital; emoções; estudos socioculturais; tecnologia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )