SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no ScratchEducação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SANTANA, Alanny Nunes de; ROAZZI, Antonio  e  MELO, Monilly Ramos Araujo. Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.649-669. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4137.

As Funções Executivas (FE) são importantes preditoras do desempenho acadêmico. Quanto à composição das FE, o modelo da tríade executiva - Memória de Trabalho (MT), Controle Inibitório (CI) e Flexibilidade Cognitiva (FC) - é um dos mais explorados na atualidade. Considerando esse modelo e sua relação com o desempenho matemático escolar, pode-se afirmar a inexistência de dados empíricos que permitam inferir qual componente apresenta maior valor preditivo sobre esse desempenho. Portanto, objetivou-se com o presente estudo quantitativo verificar quais componentes executivos mais se associam ao desempenho matemático e qual é a magnitude dessa relação. Avaliaram-se 110 participantes com idades entre 8 e 12 anos, de escolas públicas e privadas, a partir dos instrumentos Mini-Exame do Estado Mental (Meem), Roteiro para Sondagem de Habilidades Matemáticas (Coruja PROMAT), Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (Neupsilin-INF), Five Digit Test (FDT) e questionário sociodemográfico. Os resultados das análises estatísticas de correlação e regressão empreendidas revelaram relações significativas entre os três componentes e o desempenho em matemática, com forte predominância da MT, seguida da FC e do CI.

Palavras-chave : desempenho em matemática; funções executivas; memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )