SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Los tres componentes ejecutivos básicos y el rendimiento matemático escolarModelos de valor agregado en la educación superior: una contextualización histórica de la experiencia brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CAREGNATO, Célia Elizabete; SANTIN, Dirce Maria; DEL VALLE, Dámian  y  TAKAYANAGUI, Axel Didriksson. Educação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.670-690. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4610.

Educação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.

Palabras clave : América Latina; educação superior; pesquisa; universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )