SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 issue259Value-added measures in higher education: a historical contextualization of Brazilian experiencesPedagogical work in Universidade Estadual de Londrina courses: methodologies in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Márcia Gorette Lima da  and  MAZZE, Fernanda Marur. O que avalia a prova do Enade de Química? Uma proposta de análise em termos de operações cognitivas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.721-751. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3900.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) busca avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em termos de conteúdos programáticos e competências adquiridas durante a formação no ensino superior. Além disso, um dos seus objetivos consiste em contribuir com elementos aos cursos de graduação ao disponibilizar informações pertinentes relacionadas ao exame. Concretamente, interessa-nos analisar as questões em função de um novo critério: as operações cognitivas exigidas pelos graduandos ao resolverem as questões do Enade e possíveis elementos que podemos inferir dessa análise. Para tanto, foi necessário elaborar um roteiro com base nos documentos emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também de acordo com a análise orientada à luz de taxonomia própria das operações cognitivas. Entre os principais resultados, destacamos que, nas provas de 2014 e 2017, poucas questões são de competência específica para o curso de bacharelado; existe disparidade quanto ao nível cognitivo de dificuldade; e há uma desproporção entre as áreas de conhecimento.

Keywords : Enade-Química; nível cognitivo de dificuldade; processo cognitivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )