SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Modelos de valor agregado en la educación superior: una contextualización histórica de la experiencia brasileñaTrabajo pedagógico en los cursos de formación de profesores de la Universidade Estadual de Londrina: metodologías en cuestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Márcia Gorette Lima da  y  MAZZE, Fernanda Marur. O que avalia a prova do Enade de Química? Uma proposta de análise em termos de operações cognitivas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.721-751. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3900.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) busca avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em termos de conteúdos programáticos e competências adquiridas durante a formação no ensino superior. Além disso, um dos seus objetivos consiste em contribuir com elementos aos cursos de graduação ao disponibilizar informações pertinentes relacionadas ao exame. Concretamente, interessa-nos analisar as questões em função de um novo critério: as operações cognitivas exigidas pelos graduandos ao resolverem as questões do Enade e possíveis elementos que podemos inferir dessa análise. Para tanto, foi necessário elaborar um roteiro com base nos documentos emitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também de acordo com a análise orientada à luz de taxonomia própria das operações cognitivas. Entre os principais resultados, destacamos que, nas provas de 2014 e 2017, poucas questões são de competência específica para o curso de bacharelado; existe disparidade quanto ao nível cognitivo de dificuldade; e há uma desproporção entre as áreas de conhecimento.

Palabras clave : Enade-Química; nível cognitivo de dificuldade; processo cognitivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )