SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259¿Qué evalúa la prueba Enade de Química? Una propuesta de análisis en términos de operaciones cognitivas¿Qué es un “buen” artículo científico? Concepciones de estudiantes del curso de Ingeniería Eléctrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ROCATELI, Adrielly; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GALVAO, Rosangela Miola  y  CASAGRANDE, Fernanda Couto Guimarães. Trabalho pedagógico nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina: metodologias em questão. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.752-770. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3952.

O artigo analisa o trabalho pedagógico desenvolvido por professores de dez cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no que concerne ao uso de metodologias em sala de aula. A pesquisa é descritiva, com abordagem dialética, e utilizou como instrumento para a coleta de dados questionário estruturado on-line enviado aos docentes. Na análise dos resultados, foram utilizados os dados obtidos pelo instrumento SPSS e pela escala Likert, com enfoque qualitativo dos gráficos para verificar o uso ou não de metodologias dialéticas, visto que a pesquisa se embasa na teoria histórico-cultural. Os resultados indicam que os professores usam metodologias, e, alicerçados nelas, assumem o papel de mediadores para a transformação dos conceitos dos discentes, perfazendo o processo que consiste na ascensão do conceito cotidiano ao conceito científico.

Palabras clave : docência no ensino superior; licenciatura; metodologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )