SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259O que avalia a prova do Enade de Química? Uma proposta de análise em termos de operações cognitivasO que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ROCATELI, Adrielly; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; GALVAO, Rosangela Miola  e  CASAGRANDE, Fernanda Couto Guimarães. Trabalho pedagógico nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina: metodologias em questão. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.752-770. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3952.

O artigo analisa o trabalho pedagógico desenvolvido por professores de dez cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no que concerne ao uso de metodologias em sala de aula. A pesquisa é descritiva, com abordagem dialética, e utilizou como instrumento para a coleta de dados questionário estruturado on-line enviado aos docentes. Na análise dos resultados, foram utilizados os dados obtidos pelo instrumento SPSS e pela escala Likert, com enfoque qualitativo dos gráficos para verificar o uso ou não de metodologias dialéticas, visto que a pesquisa se embasa na teoria histórico-cultural. Os resultados indicam que os professores usam metodologias, e, alicerçados nelas, assumem o papel de mediadores para a transformação dos conceitos dos discentes, perfazendo o processo que consiste na ascensão do conceito cotidiano ao conceito científico.

Palavras-chave : docência no ensino superior; licenciatura; metodologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )