SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Trabajo pedagógico en los cursos de formación de profesores de la Universidade Estadual de Londrina: metodologías en cuestiónCertificación de saberes docentes en la educación profesional: construcción de un proyecto piloto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Elizabeth Maria da; SILVA, Maria Ariane Santos Amaro da; CUNHA, Raquel Laurentino  y  BRITO, Júlia Juliêta Silva de. O que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.771-786. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3911.

Este estudo tem o objetivo de identificar concepções de artigo científico utilizadas por estudantes da área de Engenharia Elétrica de uma universidade federal brasileira. Embora valiosas contribuições já tenham sido dadas em materiais didáticos voltados para a didatização desse gênero, nota-se a escassez de pesquisas sobre os propósitos comunicativos e os significados sociais específicos de artigos científicos produzidos e publicados nas diferentes áreas do conhecimento. Por isso, o foco deste estudo são as perspectivas dos próprios integrantes de uma dessas áreas: exploram-se aqui entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes de Engenharia Elétrica, sob uma abordagem qualitativa e uma perspectiva experiencial, tomando como base a metodologia de análise de conteúdo. Fundamentada nos discursos sobre escrita, a análise dos dados conclui que as percepções desses estudantes sobre o que se espera de um “bom” artigo científico apontam duas dimensões: o artigo como prática social e o artigo como prática sociopolítica. As discussões realizadas neste trabalho podem contribuir para ampliar o debate sobre a produção de gêneros acadêmicos.

Palabras clave : artigo científico; concepção de escrita; produção científica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )