SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue260Healing practices, traditional experience and school knowledge: study on a rural community in Minas Gerais (1940-1970)Public high school in the past and in the present: visions of multiple generation teachers of Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LOPES, Suzana Gomes; SILVA, Alexandre Leite dos Santos  and  SOUSA, Caroline Lucena de. Vivências e memórias entre a Escola Monsenhor Lopes e a Comunidade Forte. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.43-62. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4044.

O objetivo deste trabalho é mostrar a história da Escola Monsenhor Lopes e sua relação com a Comunidade Forte. Para isso, as vivências e memórias dessa história foram obtidas e registradas mediante documentos e entrevistas. O quadro teórico baseou-se em autores que trataram da história das instituições escolares e da Educação do Campo. A análise dos dados utilizou categorias que apresentam cronologicamente o desenvolvimento dos fatos. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola foi importante para a escolarização da população local, constatando-se, também, sua interação com outras instituições. Contraditoriamente, ao longo do tempo, a escola tem contribuído tanto para a permanência dos sujeitos no campo como para o esvaziamento deste. Por fim, afirma-se que a Escola Monsenhor Lopes tem colaborado para o desenvolvimento local.

Keywords : comunidade; educação no campo; memória histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )