SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número260Vivências e memórias entre a Escola Monsenhor Lopes e a Comunidade ForteJuventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

WELLER, Wivian  e  SILVA, Cilene Vilarins Cardoso da. Ensino médio público no passado e no presente: visões de docentes de distintas gerações do Distrito Federal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.63-81. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4451.

No ano em que Brasília comemora seus 60 anos e em que novas mudanças estão em vigor nas escolas de ensino médio em função da implementação da Lei nº 13.415/2017, faz-se necessário estabelecer um debate sobre os novos rumos do ensino médio no Distrito Federal e no País, sem esquecer o que já foi conquistado e o que a história pode nos ensinar. Nesse sentido, torna-se importante ouvir docentes de distintas gerações que atuaram ou ainda estão atuando em escolas de ensino médio, considerando que suas experiências na docência e na implementação de reformas desde a década de 1970 podem contribuir para o entendimento do ensino médio tanto no passado como no presente. Com base em grupos de discussão, o artigo analisa as orientações coletivas de distintas gerações de professores, levando em conta suas experiências passadas enquanto estudantes dessa etapa e suas visões a partir do momento em que se tornaram docentes. A particularidade deste estudo consiste em considerar as vozes de docentes que pertencem a gerações diversas, mas que coexistem no mesmo espaço e no mesmo tempo, o que gera por vezes conflitos e tensões e, em outros momentos, diálogos, compartilhamentos e aprendizados.

Palavras-chave : avaliação da educação; Distrito Federal; formação de professores; sistema de ensino estadual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )