SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue260Public high school in the past and in the present: visions of multiple generation teachers of Federal DistrictThe special education service for students with autism in the municipal educational system of Manaus-AM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação  and  SILVA, Luciano Campos da. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.82-98. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149.

Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.

Keywords : ensino médio; juventude; transição para a vida adulta..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )