SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número260Ensino médio público no passado e no presente: visões de docentes de distintas gerações do Distrito FederalO atendimento educacional especializado para os educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

LEBOURG, Elodia Honse; COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação  e  SILVA, Luciano Campos da. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.82-98. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149.

Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.

Palavras-chave : ensino médio; juventude; transição para a vida adulta..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )