SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número260A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representadosRepresentações sociais de graduandos em Educação Física sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus  e  FREITAG, Raquel Meister Ko. Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior brasileira: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.177-204. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4264.

O artigo compara documentos norteadores e itens de duas avaliações oficiais em larga escala da formação na educação superior no Brasil - o Enem, que seleciona os candidatos para as vagas, e o Enade, que avalia os estudantes na fase final da graduação -, na perspectiva dos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom, para compreender o que se espera dos estudantes que passam ou passaram pela formação superior quanto à proficiência em leitura. São considerados as matrizes e os itens da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem e de Formação Geral do Enade. Como resultados, foram identificadas assimetrias tanto na comparação entre os níveis de complexidade e as determinações normativas quanto nos itens de ambas as avaliações, o que pode estar relacionado à retenção de fluxo na educação superior.

Palavras-chave : avaliação oficial; demandas cognitivas; Enem; Enade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )