SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue260Educational objectives and large-scale assessments in the trajectory of Brazil’s higher education: Enem, Enade and the cognitive complexity in flow retentionBar graph interpretation in youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

TRIANI, Felipe da Silva; SOUZA, Anna Carolina Carvalho de; MAGALHAES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira  and  TELLES, Silvio de Cassio Costa. Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.205-217. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4133.

O conhecimento compartilhado entre os sujeitos de um mesmo grupo social quanto a um dado objeto indica muito sobre seus valores, suas atitudes e seu comportamento. Assim, este artigo objetivou identificar e analisar as representações sociais que estudantes de bacharelado em Educação Física possuem sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Participaram do estudo 34 acadêmicos, de ambos os sexos, que responderam ao teste de associação livre de palavras. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre o meio ambiente estão associadas a elementos naturalísticos, já sobre a relação homem, esporte e natureza, à área de atuação dos alunos e a práticas esportivas regionais. Consideram-se necessárias intervenções pedagógicas que tematizem o meio ambiente, bem como a relação homem, esporte e natureza.

Keywords : educação física; esportes de aventura; meio ambiente e educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )