SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número260Objetivos educativos y evaluaciones a gran escala en la trayectoria de la educación superior brasileña: Enem, Enade y la complejidad cognitiva en la retención de flujoInterpretación de gráficos de barras en la educación de jóvenes y adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

TRIANI, Felipe da Silva; SOUZA, Anna Carolina Carvalho de; MAGALHAES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira  y  TELLES, Silvio de Cassio Costa. Representações sociais de graduandos em Educação Física sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.205-217. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4133.

O conhecimento compartilhado entre os sujeitos de um mesmo grupo social quanto a um dado objeto indica muito sobre seus valores, suas atitudes e seu comportamento. Assim, este artigo objetivou identificar e analisar as representações sociais que estudantes de bacharelado em Educação Física possuem sobre o meio ambiente e a relação homem, esporte e natureza. Participaram do estudo 34 acadêmicos, de ambos os sexos, que responderam ao teste de associação livre de palavras. Os resultados indicaram que as representações sociais sobre o meio ambiente estão associadas a elementos naturalísticos, já sobre a relação homem, esporte e natureza, à área de atuação dos alunos e a práticas esportivas regionais. Consideram-se necessárias intervenções pedagógicas que tematizem o meio ambiente, bem como a relação homem, esporte e natureza.

Palabras clave : educação física; esportes de aventura; meio ambiente e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )