SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número260Interpretación de gráficos de barras en la educación de jóvenes y adultosProducción de texto en el tercer año de la educación primaria: revisión y reescritura en el desarrollo de las funciones psicológicas superiores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LIBARDI, Suzana Santos; GOMES, Carmelita Maria  y  ARAUJO, Ana Paula Sandes. A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.260, pp.243-262. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4187.

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de colaboração em pesquisa executada em atividades curriculares do âmbito da graduação em Pedagogia. Como aporte teórico, retomamos a história da formação de professores/as e refletimos sobre a relevância da pesquisa nesse processo. Registramos uma iniciativa de colaboração vivenciada por duas licenciandas, no contexto de dois projetos de pesquisa distintos, para suas monografias de conclusão de curso. A colaboração se deu nas atividades de campo de ambas as pesquisas: uma entrevista que ocorreu em dois encontros e em oficinas de grupo realizadas em quatro encontros. Uma docente foi entrevistada e crianças participaram das oficinas, todos em escolas públicas. O texto expõe detalhadamente a metodologia adotada. Nosso olhar analítico sobre a experiência gerou como resultados uma discussão acerca do papel da pesquisa na formação de professores/as e a necessidade de visualizarmos docentes e estudantes de licenciatura como pesquisadores/as. A colaboração apresentada entre as graduandas refletiu uma experiência de formação em pesquisa, que resultou na construção de novas perspectivas metodológicas, no exercício do olhar externo sobre a escola e na construção de experiências coletivas por parte das pesquisadoras.

Palabras clave : formação de professores; licenciatura; metodologia de pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )