SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue261"Teaching Degree in Basic Intercultural Education": advancements, challenges and potentialities in the higher education of indigenous teachersTeacher’s perception and Developmental Coordination Disorder: an integrative review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

DIAS, Thiago Leandro da Silva  and  SOUZA, Rogério Santos. Tessitura e subsídios de um produto literário infantojuvenil para o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.376-397. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4260.

Considerando a potencialidade do uso de literatura infantojuvenil na perspectiva de uma educação das relações étnico-raciais, em consonância com a Lei nº 10.639/2003, o conto O terreiro de vovó Estela, nosso pedacinho de África foi escrito com o objetivo de apresentar a história de Luanda e sua avó, Estela, que cultiva/cultua em seu quintal folhas que curam, usadas em rezas, chás, banhos e defumações. Projetando sua publicação e circulação em diferentes espaços educativos, é importante reconhecer a necessidade de submetermos seu conteúdo para avaliação de atores sociais. Assim, objetivamos avaliar o referido conto a partir da sua recepção por um grupo de professores(as), escritores(as) e pesquisadores(as). O formato avaliativo da recepção foi feito mediante um processo de validação de conteúdo, em que foi possível dimensionar melhor as possibilidades de uso, as críticas e as modificações da escrita, da linguagem, do alcance e do público-alvo. O conto foi avaliado e devidamente validado pelos(as) especialistas participantes, com contribuições significativas para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira.

Keywords : diáspora africana; recepção literária; relações étnico-raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )