SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 número261Tessitura e subsídios de um produto literário infantojuvenil para o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileiraPrêmio Escola Nota Dez no estado do Ceará: concessão, ajustes e responsabilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MAIA, Samia Darcila Barros; SOUZA, Cleverton José Farias de  e  FERREIRA, Lúcio Fernandes. Percepção do docente e o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo de revisão integrativa. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.398-414. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4275.

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) refere-se ao prejuízo acentuado no desenvolvimento da coordenação motora do indivíduo, dificuldade que interfere no desempenho de atividades diárias e escolares. A percepção do docente sobre os alunos e suas dificuldades tem relevância fundamental, pois permitirá a promoção de estratégias que o auxiliem a lidar com os problemas que estes enfrentam na escola. Objetiva-se, neste artigo, verificar a existência de estudos envolvendo a percepção docente sobre o aluno, relatar quais instrumentos de coleta de dados, abrangendo a percepção docente, foram utilizados e identificar estudos que tratam da percepção docente sobre adolescentes com TDC. Como metodologia, recorremos à revisão integrativa, pois inclui a análise de pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisão. O protocolo incluiu a escolha de bases de dados para realizar a busca, a seleção de palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão para os estudos encontrados durante recorte temporal entre 1999 e 2019. Os resultados mostraram 1.535 arquivos sobre o tema na busca geral, dos quais destacamos 11 trabalhos relevantes, considerando a clareza e o detalhamento das informações acerca da metodologia e dos instrumentos utilizados. Verificamos a inexistência de estudos realizados no Brasil no tocante à percepção do docente sobre estudantes com TDC, o que justifica a necessidade de investimento nessa temática.

Palavras-chave : educação inclusiva; percepção docente; transtorno da habilidade motora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )